eight alimentos que ajudam a controlar o acido urico

Publicado em 05/05/2017
​Algumas pessoas sofrem com o excesso de acido urico no organismo. Quando os niveis nao estao equilibrados, seja por causa de algum problema de saude ou por medicamentos, pode acontecer infarto, AVC, calculo renal ou gota, que nada mais e do que o acido acumulado nas articulacoes e calcificado no regional. Essa calcificacao causa dor e, em muitos casos, e necessario fazer cirurgia, ja que os movimentos das articulacoes ficam restritos. Quem tem predisposicao a ter acido urico alto precisa tomar cuidado com alguns alimentos e tambem inserir bons itens na dieta.

Segundo a nutricionista Karla Vilaca, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcoolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmao, alem de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados. Esses alimentos podem aumentar a retencao de acidos no corpo.

Beber bastante agua ajuda a eliminar o acido urico do organismo, segundo a nutricionista. "O que pode acontecer e o organismo produzir mais acido urico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um medico –, mas tambem a pessoa estar eliminando menos pela urina, por nao beber tanta agua", recomenda.

Alem de se hidratar bem, aliar a alimentacao na luta contra o excesso do acido urico e uma boa estrategia. Karla explica que alguns alimentos que sao alcalinizantes e que ajudam no processo de eliminacao desse acido.

Veja eight alimentos bons para controlar acido urico e procure inseri-los na dieta:

Alcachofra – Considerada uma das melhores verduras que age na eliminacao de toxinas, as alcachofras sao altamente diureticas e evitam a retencao de liquido. Rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, elas tambem possuem fibras, proteinas e acidos graxos, que sao utilizados como fontes de energia para o corpo.

Para consumir, basta ferve-las e servi-las temperadas com azeite de oliva e vinagre de maca. O caldo tambem e benefico a saude e pode ser tomado a vontade.

Cenoura – Mais uma verdura que nao pode faltar na dieta de quem precisa mandar embora o acido do organismo. As cenouras tem efeito alcalinizante, o que significa que ajuda a retirar purinas e cristais das articulacoes.

Na hora de comer, ela e bem-vinda seja na refeicao - crua ou cozida - ou ate mesmo em sucos – combinando com outros ingredientes como beterraba ou laranja, por exemplo.

Laranja – A vitamina C, presente nessa fruta, tambem age na reducao dos cristais no sangue. O suco de laranja natural ajuda a dissolver essas pedras e faz com que as articulacoes voltem ao normal.

Limao – Muito indicado no tratamento da desintoxicacao do organismo, tomar um suco puro de limao, durante um periodo consecutivo, em jejum pode ajudar significativamente nos resultados.

Mesmo sendo considerada uma fruta acida, ao chegar ao estomago o limao se torna alcalina, ou seja, ajuda a combater a acidez sanguinea.

Cafe – Ainda existem alguns estudos que tentam associar qual substancia e responsavel por eliminar esse tipo de acido no corpo. O que se sabe, e que quem toma cafe tem menor indice de acido no corpo, mas ainda nao se tem um resultado consistente sobre o que, de fato, causa esse efeito.

Porem, pessoas que tem restricoes ao consumo de cafe ou cafeina, devem continuar evitando a bebida.

Cebola – Assim como muitos dos alimentos ja citados, a cebola tambem age como depuradoras no organismo. Elas diminuem a hiperuricemia e baixa os triglicerideos.

Para consumir, o best e ferve-la ate que fique macia, separar a agua que sobrar e despejar em um recipiente com suco de um limao e tomar duas xicaras desse liquido por dia.

Alho – Assim como a cebola, o alho tem poder de reduzir o colesterol, a pressao arterial e as taxas de acido urico.

O indicado e amassar dois dentes de alho e colocar em um copo de agua por cerca de six horas. Depois desse periodo, e so coar e tomar a mistura ao menos tres vezes ao dia.

Sementes de abobora – A abobora e um dos vegetais mais diureticos que existe e, por meio da producao de urina, ajuda a eliminar os niveis de acido. Os modos de comer sao variados - cozida ou assada sao os mais indicados. Mas o mais importante e nao descartar as sementes, que sao ainda mais poderosas neste tratamento.

Como o acido urico age no organismo?

Esse acido e uma substancia naturalmente produzida pelo organismo, sendo o resultado da quebra de moleculas de purina, uma proteina presente em muitos alimentos, como os embutidos, feijao e carnes citados acima.

Ao serem ingeridas, as purinas sao utilizadas e degradadas, transformando-se em acido urico. Ainda no corpo, maioria e eliminada pelos rins. No entanto, por algum erro metabolico, essa substancia pode acabar retida no sangue, e, dependendo da quantidade, causar problemas serios a saude.

Seja porque o consumo de alimentos abundantes de purina aumentou, o corpo esta eliminando pouco acido pela urina, interferencia pelo uso de algum tipo de medicamento ou vitamina, ou ate mesmo por condicoes medicas - como hipotireoidismo ou obesidade-, os niveis do acido podem se elevar, resultando em hiperuricemia , que acontece quando cristais de urato de sodio vao se formando e instalando em varios locais, principalmente nas articulacoes e acudo urico rins.

Como saber se seu corpo esta com niveis elevados da substancia?

Na maioria dos casos, por conta da hiperuricemia, que tem como consequencia a aglutinacao dos cristais formados nas articulacoes, essas regioes podem ficar doloridas, inchadas, com aspecto vermelho e apresentar dificuldades de movimentacao. Essas caracteristicas acontecem, geralmente, nos dedos das maos e nos membros inferiores, como joelhos, tornozelos, calcanhares e dedos do pe. Em casos mais complicados, essas alteracoes podem resultar em uma doenca conhecida como gota urica .

Gota: nem todo mundo sintomas de acido urico elevado que tem hiperuricemia vai ter gota. Mas, e preciso saber que essa doenca e uma possibilidade, principalmente em pessoas com niveis mais elevados do acido, geralmente superior a 10 miligramas por decilitro (mg/dL). A enfermidade ocorre em reacao ao acumulo de cristais nas articulacoes, e acaba provocando dor extrema, inflamacao, febre e descamacao da pele ao redor das juntas.

Outras complicacoes conhecidas por ocorrerem gracas as taxas altas de acido sao a insuficiencia renal aguda ou cronica e calculos renais. Nesses casos, dificuldade para urinar e dor intensa no "fundo" das costas podem ser sinais importantes.

Calculo renal: conhecida tambem por "pedra nos rins", como o nome ja diz, formam-se pedras, a partir dos cristais de sodio, que podem se deslocar ate a uretra, canal por onde sai urina. Alem de provocar imensa dor ao urinar, pode causar sangramento, dor intensa no abdomen, flanco e regiao da virilha, febre, nauseas e vomitos. Embora a maioria dos pacientes com gota apresente essa outra enfermidade, nao significa que pessoas que nao desenvolveram gota estao imunes.

Falencia renal: Uma das consequencias mais graves associadas aos niveis de acido no organismo. Entre os sintomas, falta de ar, diminuicao na miccao, inchaco nos membros, confusao, fadiga, dor no peito e sonolencia sao os mais comuns.

De acordo com o Instituto do Coracao de Sao Paulo, pesquisas feitas pelo clinic apontaram que niveis elevados de acido urico no sangue tambem podem influenciar nas possibilities de se desenvolver acidentes cardiovasculares.

Portanto, ao perceber essas alteracoes no organismo, e recomendavel que se procure a ajuda medica o quanto antes, em centros hospitalares, como o Hospital Sirio-Libanes , referencia nesse tipo de tratamento e unidades de saude do Sistema Unico de Saude (SUS).

Diagnostico

Mesmo com todas essas caracteristicas capazes de indicar problemas serios relacionados ao alto indice de acido urico no sangue, em entrevista com o urologista Joao Afif Abdo, o especialista explica que, por se tratar de um disturbio quimico, a hiperuricemia pode, muitas vezes, nao apresentar sinais especificos de que os niveis estao elevados.

"Geralmente o paciente fica sabendo que precisa controlar as taxas desse acido por meio de exames rotineiros, como hemograma, que serve para analisar niveis de glicemia, diabetes, colesterol e triglicerides, por exemplo", explica o especialista.

Abdo tambem conta que casos de pacientes com hiperuricemia em consultorios urologicos correspondem a cerca de um quarto dos atendimentos. "Os calculos renais, que provocam as colicas renais, sao comuns e podem ter duas causas: excesso de calcio ou acido urico. Esse ultimo representa 25% dos problemas pelos quais pacientes procuram um urologista", afirma ele.

Pacientes com suspeita de gota, frequentemente buscam os reumatologistas e, em outros casos, os ortopedistas tambem acabam auxiliando no tratamento de hiperuricemia.

Acido urico

Em geral, nessas situacoes, seja qual for o medico, sao solicitados exames de sangue e urina. No sangue, o ideal e que a media do acido urico esteja entre 2,five a three mg/dL para estar saudavel. "Depende de pessoa para pessoa. Alguns ultrapassam essa media, mas o mais importante e nao estar acima de 7 mg/dL".

Por ser um disturbio quimico, a hiperuricemia nao tem uma cura efetiva. "E preciso um controle constante. Em alguns casos, o paciente vai precisa utilizar medicamentos, geralmente a foundation de alopurinol, combinado a uma dieta balanceada. Outras pessoas podem conseguir controlar essa alteracao apenas com uma alimentacao adequada, evitando, principalmente, alimentos de origem animal", finaliza Abdo.

Outros tratamentos e modos de prevencao

Alem dos alimentos ja citados, quem tem esse disturbio metabolico pode seguir algumas outras recomendacoes que podem ser uteis para eliminacao dessa substancia do corpo.

O estresse fisico deve ser evitado, anti-inflamatorios e diureticos tambem nao ajudam na remocao do acido. Beber bastante agua e essential para auxiliar na evasao da substancia pelos rins.

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do indice de acido urico e preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudavel, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoolicas – incluindo a cerveja, que e rica em purina.

Fonte: http://saude.ig.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *